Uma peça que simbolizou a doce espera pelo primeiro filho. Uma criação repleta de arte e amor. Já está no ar o segundo episódio da série “Histórias da Cristais de Gramado”: https://youtu.be/bqKVXtsQ7EY A miniatura da Cegonha de Cristal, produzida a partir da técnica flamework, eternizou o momento único vivenciado por uma família, que tem toda a sua história relacionada à Cristais de Gramado.
A criação da Cegonha de Cristal
Gustavo Fuchs, filho de Irane Land e Telmo de Freitas Gomes, atualmente está como CEO da Cristais de Gramado. Ele foi um dos primeiros artesãos da empresa, há 21 anos, e desde então passou por diferentes setores. No vídeo, Gustavo relata que foi na Cristais de Gramado que conheceu sua esposa, Jerry Molinete, e como procurou eternizar o momento especial vivenciado em família, que foi a gestação do primeiro filho, Joaquim.
Há 6 anos, quando souberam da gravidez, Gustavo direcionou com o artesão Lucas Dornelles a criação da miniatura da Cegonha de Cristal. A família cresceu, pouco tempo depois, e na chegada do Vicente, o filho caçula, foi produzido um segundo bebê para colocar junto à Cegonha de Cristal. A delicada peça foi produzida a partir da técnica flamework, em que o artesão molda bastões de cristal com o auxílio de um maçarico.
Com episódios mensais no YouTube, a série “Histórias da Cristais de Gramado” revela curiosidades em torno deste universo de arte em transformação. Confira em https://www.youtube.com/@CristaisdeGramadooficial
A técnica flamework
Com ferramentas e movimentos manuais, o mestre miniaturista modela cada peça artesanalmente. Com um toque especial, são criadas verdadeiras obras de arte.
As miniaturas são modeladas com o calor do maçarico, a uma temperatura de 900 a 1.100 graus. Para manusear e dar forma aos bastões de cristal, são utilizadas ferramentas como pinças e tesouras. Depois de prontas, as peças ficam em descanso pelo menos 20 minutos para resfriar. Muitas coisas podem ser feitas com essa técnica artístico-artesanal, dependendo das habilidades e técnicas aplicadas por cada artesão.
Veja ao vivo a arte em transformação
A mistura de cores, as formas e texturas usadas na produção do cristal artístico, tornam cada peça única e especial. Esse processo pode ser conferido ao vivo, diariamente, na Cristais de Gramado.
Localizada na RS 115, nº 36161, Várzea Grande, a poucos metros do Pórtico de entrada em Gramado, a Cristais de Gramado abre sempre das 8h30 às 17h30 (última apresentação às 17h). Os ingressos para o tour podem ser obtidos antecipadamente no site https://ingressos.cristaisdegramado.com.br/ (moradores de Gramado e Canela têm entrada franca, mediante apresentação do comprovante de residência). A empresa envia seus produtos para todo o Brasil e encomendas podem ser realizadas diretamente pelo Whatsapp (54) 3286-0100.
Deixar um comentário