Mentes criativas, mãos habilidosas. A união dos dois talentos é evidenciada na mostra ‘Arte, Fogo e Transformação’, resultado da collab entre a Cristais de Gramado e os designers gaúchos Kátia Kayser, Sandra Pergher, Sérgio Lopes e Vinicius Sandi.
Os traços rabiscados em uma folha de papel, ganharam vida. Sim, é isso mesmo! A matéria-prima, com o calor do fogo e moldada pelo ar de um sopro, foi transformada em verdadeiras obras de arte. Peças únicas e exclusivas, produzidas a partir da técnica milenar do cristal artístico.
O processo de criação
Desafiados a criar peças em cristal artístico, os renomados designers trabalharam pela primeira vez com a técnica milenar. “Trabalhar com um material tão único e especial como o cristal artístico, além de ser um grande desafio, era uma curiosidade imensa. Não sabia como isso acontecia e como essa mágica se materializava. Vi que se tratava de um processo muito difícil”, relata Sérgio Lopes, um dos grandes nomes das artes plásticas no Rio Grande do Sul.
Entre o processo de criação e a execução em si, em determinados momentos, ajustes são necessários. “A peça nunca será exatamente como imaginamos, pois o seu resultado é sempre surpreendente e único. Essa é a verdadeira beleza do cristal”, comenta o designer Vinicius Sandi.
A designer Sandra Pergher relata que buscou inspiração no próprio processo de produção do cristal artístico: “O cristal é uma matéria viva, um elemento com o qual, até então, não havia trabalhado. Foi uma experiência apaixonante!”. Para a produção da sua peça, foram utilizadas três técnicas e uma sincronia total entre o mestre vidreiro, o artesão e a designer. “Foi uma peça feita, praticamente, a seis mãos”, explica Sandra.
Inspirações para a criação surgem muito do momento em que vivemos. Exemplo disso foi o processo relatado pela designer Kátia Kayser: “Refleti muito sobre o momento que estamos passando, mais em relação à pandemia, e todos os sentimentos que têm estado muito aflorados. Afinal, todos queremos nos sentir mais acolhidos, confortáveis e aconchegados. Então, tentei traduzir isso, com linhas mais curvas, formas mais orgânicas. Também escolhi cores quentes, o âmbar e o vermelho, pois elas conferem sensação de calor e aconchego, assim procurando levar um toque de afeto por meio da peça”.
A produção artesanal
O calor dos fornos transforma sonhos em realidade. É no tradicional ateliê da Cristais de Gramado, na Serra Gaúcha, que há quase 20 anos são produzidas verdadeiras obras de arte.
Com o propósito de manter viva a técnica milenar do cristal artístico, a Cristais de Gramado procura inovar, constantemente, em produtos e serviços. Como um Museu Vivo do Cristal, proporciona aos visitantes uma verdadeira imersão pela história, curiosidades e segredos deste universo de transformação, cor e beleza. Durante a visita, é possível conferir o trabalho dos mestres vidreiros e, até mesmo, ser artesão por um dia – participando da produção do seu próprio vaso de cristal.
Os designers participantes da collab tiveram a oportunidade de vivenciar muito de perto todo este universo. “É indescritível a sensação de estar segurando algo pesado, diante do forno e todo o seu calor, ainda tendo que girar para que aquilo não derreta. Isso tudo, com grande cuidado, pois tem em mãos um material tão expressivo, tão único, que deixar aquilo cair seria um grande pecado”, explica Sérgio Lopes.
O designer Vinicius Sandi, admirador da arte e cultura da técnica tradicional de Murano, relatou a experiência vivenciada: “Acompanhar todo o processo foi incrível. Cada detalhe e cada sopro, assim tomando forma a peça que eu propus”.
As peças
Peças autorais, que impressionam e se destacam em qualquer ambiente. Verdadeiras obras de arte, repletas de sentimento.
Os designers e suas criações:
Kátia Kayser: “Uma das coisas que valorizo muito no design de produto, é o toque. Gosto de sentir as texturas e a superfície. Então, as peças foram pensadas a partir disso”.
Sandra Pergher: “Sempre que crio um objeto, a minha intenção é de que as pessoas se surpreendam pela beleza e encantem-se pela peça!”.
Sérgio Lopes: “Usei os principais elementos que constituem a minha obra e peguei uma fase muito antiga, em que os meus primeiros trabalhos eram com palhaços”.
Vinicius Sandi: “Procurei criar peças que aliam praticidade e beleza, levando mais alegria à casa das pessoas”.
Mostra aberta à visitação
A união de diferentes talentos deu vida a verdadeiras obras de arte, modernas e únicas, todas produzidas a partir da técnica milenar do cristal artístico.
A mostra ‘Arte, Fogo e Transformação’, resultado da collab entre a Cristais de Gramado e os designers Kátia Kayser, Sandra Pergher, Sérgio Lopes e Vinicius Sandi, fica aberta à visitação entre os dias 13 e 16 de outubro, na Casa Faro (Rua Plácido de Castro, 1053), em Caxias do Sul.
A Casa FARO receberá um acervo de descobertas e talentos traduzidos em objetos autorais, criados pelas mãos de artesãos e renomados designers. Trata-se de uma ambientação com objetos conceituais, que comunicam singularidade, afeto e sentido ao lar.
Está longe de Caxias e quer muito dar uma olhada nas peças da mostra ‘Arte, Fogo e Transformação’? Confira na íntegra no canal da Cristais de Gramado!
Deixar um comentário