Reviver a arte milenar dos mestres vidreiros é o nosso propósito. A habilidade manual e as peças criadas em cristal são resultantes da criatividade artística e muita técnica – e todo esse processo tem muita história envolvida.
Você tem curiosidade sobre a origem do cristal artístico e a diferença dele para o vidro? Continue a leitura e surpreenda-se!
A origem do cristal
Os primeiros registros apontam que há 7 mil anos, quando mercadores fenícios fizeram uma fogueira na areia da praia, improvisando com blocos de salitre e soda, descobriram o vidro – a mistura de fogo, areia e nitrato de sódio resulta em vidro.
Já a técnica de transformar vidro em peças únicas surgiu por volta de 100 a.C., época em que romanos utilizavam o sopro para confeccionar as suas janelas em moldes.
A produção do vidro artístico iniciou no século XIII, em Veneza (Itália). Da mesma forma, nessa mesma época foi criado o cristal, na ilha de Murano. A fama das peças de Murano perduram até hoje e sua técnica artesanal é referência e inspiração para o trabalho desenvolvido pela Cristais de Gramado.
O trabalho artesanal
A partir da união da técnica milenar do sopro, da matéria e do fogo, as peças assimétricas e exclusivas tomam forma. Em outras palavras, a fabricação é totalmente artesanal e sempre resulta em uma obra de arte diferente da outra.
Com sua transparência, funciona como um filtro de luz – ao passar através dele, a luz revela todos os matizes das cores que o compõe. Por isso, aqui, na Cristais de Gramado, é onde cor e beleza tomam forma!
Cristal e vidro são sustentáveis
Pesquisas apontam que o vidro dura 1 milhão de anos. Ou seja, quando não quebra, sua durabilidade é praticamente eterna. Em outras palavras, é um material 100% reciclado e que contribui diretamente para a preservação do meio ambiente.
Portanto, como um dos poucos materiais ainda insubstituíveis, o vidro está cada vez mais presente nos estudos de desenvolvimento tecnológico para o bem-estar das pessoas.
Diferença entre cristal e vidro
Os elementos químicos que compõem a estrutura do vidro e do cristal são os responsáveis pela diferenciação de cada um. Outra curiosidade: o vidro cristal é o utilizado para a fabricação de vasos, taças, lustres etc.; já o cristal propriamente dito é aquele material encontrado na natureza.
Conheça um pouco mais sobre a história dessa técnica milenar em https://cristaisdegramado.com.br/loja/murano-e-todo-o-encanto-veneziano/
Saiba mais sobre a Cristais de Gramado em www.cristaisdegramado.com.br
Deixar um comentário