Projeto Encantare incentiva colaboradores da Cristais de Gramado a compartilharem relatos marcantes vivenciados na empresa.

 

Um Museu Vivo tem na sua essência o compartilhamento de história e conhecimento, o acervo artístico e a transformação constante. A Cristais de Gramado, além de surpreender constantemente os seus visitantes na Serra Gaúcha, tem engajado a equipe em torno deste propósito. Exemplo disso é o Projeto Encantare, uma ação interna que tem estimulado os colaboradores a compartilharem relatos marcantes vivenciados na empresa.

“O nosso dia a dia é repleto de histórias inspiradoras e o objetivo é o de evidenciarmos tudo isso, assim encantando ainda mais pessoas”, explica Irane Land, diretora da Cristais de Gramado. Mensalmente, são premiadas as duas melhores histórias – uma relacionada à cliente interno e outra à cliente externo. Os relatos selecionados mensalmente, participarão da premiação anual.

O ciclo mais recente contou com a participação de 14 histórias. Nesta edição, foram destacados os relatos dos colaboradores Isabela dos Reis Cordova, estoquista de semijoias, e do consultor de vendas Mateus Pereira Quintino, em conjunto com o mestre Aldenir. Acompanhe um breve resumo destas histórias de encantamento:

Superando as expectativas dos clientes

O casal Enzo e Tatiana organizou previamente a visita ao nosso Museu Vivo do Cristal. Antecipadamente, adquiriram pelo site a Experiência de participar da produção do próprio vaso de cristal. 

“Compraram achando que poderiam escolher qualquer modelo e cores para personalização do vaso. Porém, ao chegarem, expliquei que tinha um único modelo e que o mesmo só podia ser feito em uma única cor”, relata o consultor de vendas Mateus, lembrando a decepção inicial evidenciada pelo casal. Enzo e Tatiana escolheram a cor e, enquanto o mestre preparava o cristal para a produção do vaso, Mateus acompanhou-os no tour pelo showroom. Neste momento, Tatiana ficou encantada por uma taça de vinho azul e solicitou que a cor do vaso fosse esta. O consultor de vendas explicou que não seria mais possível mudar a cor do vaso, pois o cristal já estava sendo preparado. Depois de muita conversa, também contando com a atenção da diretora Irane, os clientes conquistaram a desejada troca de cor da peça e ficaram muito felizes.

No momento da produção do vaso, o mestre Aldenir explicou como o casal poderia fazer suas próprias marcações na peça. Mas a marcação que eles desejavam fazer era um tanto complexa, geralmente só desempenhada por mestres do cristal. “Vamos tentar, vamos ver o que acontece”, disse Aldenir, orientando Enzo e Tatiana no processo de produção do vaso de cristal que levariam para casa. Juntos, executaram a obra desejada!

A experiência vivenciada pelo casal foi tão marcante, que eles compartilharam o seguinte depoimento: “Gostaríamos de agradecer ao mestre Aldenir por todo o apoio e explicação durante o processo de confecção de nosso vaso de cristal. Com certeza o empenho do mestre em nos mostrar como fazer, explicando detalhadamente e, até mesmo, abrindo a exceção de fazer marcações no vaso, diferentes das comuns já realizadas, fez com a nossa expectativa fosse superada em muito. Obrigado pela confiança, simpatia e profissionalismo”, Enzo e Tatiana.

 

O coleguismo e a empatia andam lado a lado

 

O cuidado e o olhar para o outro faz parte do dia a dia da equipe Cristais de Gramado. A colaboradora Isabela dos Reis Cordova compartilhou relato sobre experiência vivenciada recentemente: “Quando iniciei na Cristais de Gramado, além da identificação imediata que tive com uma colega, dividíamos também a estranha sensação de pertencimento, como se já nos conhecêssemos há tempos”. Ela conta que uma situação em especial lhe chamou a atenção. “Essa colega me contou, sem muita cerimônia ou nenhum traço de autopiedade, que por viver em um lugar mais afastado do centro da cidade, não tinha os mesmos costumes, quando criança, de seus colegas de escola, como por exemplo, o de comer um lanche no MC Donald’s, e que isso muitas vezes gerava bullyng”, relata Isabela, lembrando que perguntou se isso já havia mudado e a colega disse que ainda não tinha experimentando o famoso lanche.

“Para mim era curioso e até engraçado que uma simples coisa como essa me fosse gerar uma experiência tão diferente. Ela me olhou, como se não entendesse isso como algo grande, e talvez não fosse, mas para mim não era justo que ela vivesse uma vida toda sem ter a simples experiência de experimentar aquele famoso sanduíche”, explica.

Certo dia, Isabela convidou a colega para ir conhecer o MC Donald’s. “Com felicidade, ela disse o quão delicioso o sanduíche era e me agradeceu pelo convite. Senti-me grata naquele dia por sempre ter tido a oportunidade de comer um fast-food e choquei-me por nunca ter percebido que, por mais simples que fosse isso, significava muito pra ela”, relembra Isabela.

 

O bem-estar de todos é o maior compromisso

Estimular o cuidado com o todo, sempre atentos à felicidade dos clientes internos e externos, está presente na essência da Cristais de Gramado. 

Neste ano, a empresa completará duas décadas de história. Tudo começou com o sonho de uma família gaúcha em manter viva a arte milenar do cristal artístico. 

Mas esta história fica para um próximo post…