Evento, que inicia nesta sexta-feira (13/08) e segue até 21 de agosto, será transmitido pela internet e televisão.

O mais tradicional festival de cinema da América Latina chega à sua 49ª edição. Inicia, nesta sexta-feira (13/08), o Festival de Cinema de Gramado. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será transmitido multiplataformas – unindo televisão e internet. Até o dia 21 de agosto, será possível conferir a exibição dos filmes selecionados e as premiações. 

Mostras Competitivas do Festival de Cinema

Os longas-metragens brasileiros, estrangeiros e gaúchos, além dos curtas-metragens brasileiros e o filme de encerramento serão exibidos pelo Canal Brasil, entre os dias 13 e 21/08, sempre a partir das 21h30. Já a TVE-RS, no Rio Grande do Sul, exibirá os curta-metragens gaúchos, de 16 a 19/8, a partir das 22h30. 

O Festival de Cinema também conta com o projeto Educavídeo, a Mostra Acessível e o Conexões Gramado Film Market, que serão transmitidos pelas redes sociais do evento.

 

Festival anuncia vencedores no dia 21/08

Diretamente do Palácio dos Festivais, em Gramado, no dia 21 de agosto, será transmitida a Cerimônia de Premiação do Festival de Cinema. A entrega dos troféus do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas ocorre às 16h, com exibição pela TVE-RS. Logo depois, às 21h30, todos poderão acompanhar pelo Canal Brasil a tradicional entrega dos Kikitos, premiação máxima do Festival de Cinema.

Confira a programação completa do 49º Festival de Cinema de Gramado no site do evento.

 

Homenagem coletiva é novidade na 49ª edição

 

Uma celebração coletiva a todos os profissionais que atuam à frente ou atrás da tela é uma das principais novidades no 49º Festival de Cinema de Gramado. Esse reconhecimento substituirá os tradicionais homenageados, que eram reconhecidos com os troféus Kikito de Cristal, Oscarito, Eduardo Abelin e Cidade de Gramado. 

 

O Kikito de Cristal, por exemplo, reconhecia expoentes no cinema latino-americano. Leonardo Sbaraglia, Natália Oreiro, Othon Bastos, Ruy Guerra e César Troncoso foram alguns dos homenageados com o Kikito de Cristal, nas edições anteriores do Festival, e que tiveram a oportunidade de participar da produção artesanal do troféu, na Cristais de Gramado.  

Lembranças do Kikito de Cristal

 

Imagine ser homenageado e ainda ter a oportunidade de participar da produção do troféu que reconhecerá o seu sucessor na edição posterior. Essa era a principal particularidade do Kikito de Cristal: o homenageado visitava o estúdio da Cristais de Gramado e iniciava a produção da estatueta do ano seguinte. 

 

No mesmo espaço em que são criadas verdadeiras obras de arte, a união da matéria e do fogo dá origem a peças emblemáticas como o Kikito de Cristal. 

 

Quando estiver pela Serra Gaúcha, visite o museu vivo da Cristais de Gramado e confira de perto o processo de produção de peças em cristal artístico, faça uma imersão pelo universo dessa técnica milenar e vivencie experiências únicas, assim desvendando todos os mistérios em torno dessa arte. 

 

Nosso museu vivo está aberto à visitação, diariamente, das 8h30 às 17h30. Adquira seu ingresso com antecedência no nosso site.