A cidade de Gramado, um dos principais destinos turísticos do Brasil, está trabalhando fortemente para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Acessos liberados, operações turísticas em funcionamento e muitos voluntários atuando no auxílio às cidades vizinhas. 

 

Com a retomada da economia, a expectativa é a de ampliar a rede de solidariedade para apoiar os municípios gaúchos que foram impactados diretamente pelas fortes chuvas do mês de maio.

 

Quer saber como está Gramado, os acessos à cidade e o atendimento nos estabelecimentos comerciais? Confira:

 

Como chegar em Gramado?

 

Os acessos à cidade estão liberados e a questão aérea também já foi contornada. Com o fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, os voos estão sendo realocados. Atualmente as chegadas são pelo Canoas Park Shopping/ Base Aérea de Canoas, a 95km de Gramado, ou pelo Aeroporto de Caxias do Sul, a 90km de Gramado. Ainda como opções aéreas, são sugeridos o Aeroclube de Canela, a 7km de Gramado, exclusivamente para voos privativos, e o Aeroporto de Florianópolis, a 458km de distância.

 

Tanto em Canoas quanto em Caxias do Sul, existem os serviços de transfer disponibilizados por empresas da região. Outra opção é alugar o seu próprio carro para o deslocamento. Com relação às estradas, sugerimos:

 

  • Se estiver vindo de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o ideal é usar a rota por Morungava no sentido Taquara e RS 115 até Gramado.
  • Vindo de Caxias do Sul, o acesso é pela Rota do Sol RS 453 até Tainhas, RS 020, passando por São Francisco de Paula e seguindo pela RS 235 até Gramado. O acesso pela Rota do Sol também é indicado para quem vem de Florianópolis.

 

O que está funcionando em Gramado?

 

Hotéis, pousadas, restaurantes, parques, museus e estabelecimentos comerciais estão funcionando normalmente em Gramado. Apenas algumas operações que optaram por férias, em maio especificamente, em virtude da baixa movimentação turística.

 

Independente das condições climáticas, uma atração indoor perfeita para todos os públicos é a Cristais de Gramado – AO VIVO. Localizada junto ao Pórtico de entrada na cidade, pela RS 115, tem 2 mil m² de área coberta e muitos atrativos. 

 

Desde 2002, a Cristais de Gramado transforma a fabricação do Cristal Murano em uma experiência espetacular. Durante o tour, o visitante tem a oportunidade de conferir ao vivo o processo artesanal de produção. É uma jornada imersiva e sensorial, com a apresentação de curiosidades em torno deste universo de arte.

 

Aberta diariamente à visitação, entre 8h30 e 17h, a Cristais de Gramado disponibiliza estacionamento gratuito, vagas para recarga de carros elétricos, espaço kids e restaurante. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo site.

 

 

Como ajudar o Rio Grande do Sul?

 

São muitas as ações solidárias pelo Brasil e pelo mundo. A Cristais de Gramado, por exemplo, é ponto de coleta de doações. Outra ação, também, é o ingresso solidário: moradores do RS têm 50% de desconto no ingresso para o tour pela Cristais de Gramado – AO VIVO, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

E, nesta semana, a empresa também está lançando uma peça símbolo da reconstrução do Rio Grande do Sul: o Coração Gaúcho. Um pingente em cristal murano, que é arte em forma de joia. Ao adquirir o Coração Gaúcho, por R$ 69, além de ter uma delicada peça artesanal, a pessoa está auxiliando diretamente no auxílio ao Estado – 50% do total das vendas será direcionado para o Instituto Cultural Floresta, que está atuando diretamente nas ações de reconstrução do RS.

 

* Acompanhe as atualizações sobre a situação atual em Gramado pelo portal

https://www.gramadoinesquecivel.tur.br/pagina/faq-perguntas-frequentes-sobre-a-situacao-do-turismo-de-gramado