São muitas as curiosidades em torno da história do cristal e neste post revelamos algumas delas. Confira:

 

1- A origem do cristal

Os primeiros registros apontam que há 7 mil anos, quando mercadores fenícios fizeram uma fogueira na areia da praia, improvisando com blocos de salitre e soda, descobriram o vidro – a mistura de fogo, areia e nitrato de sódio resulta em vidro.

Já a técnica de transformar vidro em peças únicas surgiu por volta de 100 a.C., época em que romanos utilizavam o sopro para confeccionar as suas janelas em moldes.

A produção do vidro artístico iniciou no século XIII, em Veneza (Itália). Da mesma forma, nessa mesma época foi criado o cristal, na ilha de Murano. A fama das peças de Murano perduram até hoje e sua técnica artesanal é referência e inspiração para o trabalho desenvolvido pela Cristais de Gramado.

 

2- Um segredo muito bem guardado

Reza a lenda que, em 1291, quando todas as fábricas de cristais foram transferidas para a ilha de Murano, a real finalidade foi a de conservar os segredos em torno desta arte. 

Na época, cada mestre teve que produzir uma adaga. Em caso de desrespeito às regras estipuladas pelo governo, o mestre receberia pena de morte e sua execução seria por enforcamento ou com a sua própria adaga de cristal.

 

3- Contribuindo para a Ciência

Determinado processo, envolvendo o vidro e o cristal, já há séculos tem servido de base para estudos e contribuído para diversos avanços relacionados à resistência e maleabilidade de materiais, como as telas de celulares, por exemplo.

Conhecida como Gota de Rupert, é criada ao deixar cair uma gota de vidro incandescente em água muito fria. Com o resfriamento imediato, torna-se um material extremamente resistente – podendo suportar até 20 toneladas de pressão.

Também conhecida como lágrima holandesa, lágrima de vidro e esfera de Rupert, é o vidro que não quebra, mas explode – só é preciso uma pequena abertura na borda da gota, onde estão aprisionadas toda a tensão, para que ela, literalmente, exploda.

 

4- Fazendo parte da história do Brasil

O cristal e o vidro chegaram e fizeram (e fazem) parte da história do Brasil, desde o descobrimento até o presente, passando pelas vidraças estilhaçadas das guerras da independência e, também, pelas janelas da Família Real.

 

Segredos revelados ao mundo

Estas são algumas das curiosidades reveladas ao mundo, no Museu Vivo do Cristal, em Gramado. Durante a visita à Cristais de Gramado, é possível fazer uma verdadeira imersão pela história e segredos em torno desta arte milenar.

Em 2 mil m² de parque coberto, o visitante tem a oportunidade conhecer os mistérios relacionados à história do cristal artístico, vivenciando uma série de experiências únicas em torno deste universo de transformação, cor e beleza.

Recentemente, a Cristais de Gramado recebeu o prêmio Travelers’ Choice Award 2021. A distinção, criada em 2012, é conferida aos estabelecimentos que recebem ótimos comentários de viajantes, pelo período de um ano no Tripadvisor – o maior site de viagens do mundo. O Prêmio reflete “o melhor dos melhores” em termos de satisfação dos clientes e coloca os estabelecimentos escolhidos na lista dos 10% considerados os favoritos do público.

A Cristais de Gramado está localizada na RS 115, nº 36161, Várzea Grande, a poucos metros do Pórtico de entrada em Gramado, e abre diariamente, sempre das 8h30 às 17h30. Os ingressos podem ser obtidos antecipadamente no site

 

Venha nos visitar e conferir de perto este universo de transformação, cor e beleza!