Para quem nos acompanha há um tempo, sabe que acreditamos que existem segredos que o mundo merece descobrir. Esta é uma das nossas motivações e é por isso que estamos prestes a revelar um novo mistério: a capacidade do cristal de cantar. Conheça a nossa nova atração: A Voz do Cristal.

Este espetáculo inesquecível oferece uma nova experiência sensorial, transformando sentimentos em realidade através da música.

Porém, antes de conhecermos mais sobre a atração, vamos entender como o cristal é capaz de reproduzir sons.


Como o cristal canta?


A resposta é incrível e simples ao mesmo tempo: o cristal é vivo!

Isso acontece por causa do processo pelo qual este elemento passa durante sua produção. Graças as altas temperaturas e componentes específicos usados em sua composição, o cristal se torna capaz de vibrar.

Entendendo isso fica mais fácil solucionar o mistério de como o cristal é capaz de cantar, afinal, o som é vibração.

Quando friccionado em sua borda, o cristal vibra. É esta vibração que reverbera no vidro interno, produzindo o som.

Porém, para a experiência ficar completa, é preciso um novo elemento nesta equação: a água. Ela é capaz de reduzir o espaço interno vazio dentro do copo. Menos espaço livre significa menos vibrações, alterando o som. Em outras palavras, afinando as notas deste instrumento.

Apesar da explicação simples, é preciso anos de estudo e um bom tempo de prática para reproduzir as músicas com o cristal. Talvez seja por isso que este instrumento fascinava tantos estudiosos e músicos…


História da técnica


Não é de hoje que essa técnica vem sendo estudada. Os primeiros registros dela datam do período da Renascença. Inclusive, há estudos de Galileu mencionando a habilidade do cristal de produzir sons.

Isso levou outros a testarem esta prática. Taças, água e inúmeras tentativas foram necessárias até que chegasse a um instrumento com dezenas de peças. Cada qual responsável por uma nota e afinação.

Assim nasce a Harmônica de Cristal.

O instrumento fez um sucesso considerável na época. Até Mozart, um dos maiores nomes da música, chegou a compor melodias utilizando o cristal.

Entretanto, a dificuldade de montar e afiná-lo para cada apresentação fez com que ele acabasse se tornando exclusivo para festas de luxo.

Assim, os registros sobre essa arte foram se tornando cada vez mais escassos, quase caindo no esquecimento…

Isso até a Cristais de Gramado recuperar este segredo, revelando toda a sua beleza novamente para você.

A Harmonica de Cristal e formada por um conjunto de dezenas de tacas

A Harmônica de Cristal é o instrumento responsável por dar voz ao cristal.


Quem são os artistas?


Após descobrirmos esta história, sabíamos que precisávamos dar vida à ela.

Buscamos artistas que estivessem dispostos a aceitar o desafio de reviver essa técnica em todo o seu esplendor. Assim encontramos o Júlio e o Heitor.

Júlio César Wagner é Bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenador Geral da Orquestra Sinfônica de Gramado. Além disso é Maestro e coordenador do Projeto Orquestra Jovem de Gramado.

Heitor Knorst é Coordenador de Produção da Orquestra Sinfônica de Gramado e Técnico em Música através do curso de extensão da UFRGS.

Eles trabalham juntos há mais de 25 anos. Uma dupla unida pela paixão pela música e o poder que essa arte possui de dar vida aos sentimentos.

Sendo até mesmo capaz de mudar a vida das pessoas.

Ao descobrirem o desafio da Voz do Cristal, eles abraçaram a causa e começaram a praticar incansavelmente.

Júlio menciona que a capacidade de criar música através de instrumentos fora do convencional o encantou. Ele conta que uma das maiores dificuldades que enfrentou durante o último ano lecionando música foi encontrar formas que permitissem aos alunos tocarem em casa.

Descobrir que o cristal é capaz de produzir música foi uma grande inspiração. Era a motivação que essa dupla precisava para transformar este espetáculo em realidade.

Heitor Knorst e Julio Cesar Wagner falando sobre os desafios da Voz do Cristal no evento de lançamento para colaboradores.

Heitor Knorst e Júlio César Wagner são os músicos que encantam através da Voz do Cristal.


Os desafios da Voz do Cristal


Mesmo com tamanho potencial envolvido, a jornada não foi fácil.

Como a Harmônica de Cristal desapareceu durante alguns séculos, existe muito pouco material sobre o instrumento.

O método de aprendizagem envolveu vários testes. Por exemplo, taças visualmente iguais acabam produzindo entonações diferentes. A solução era uma só: afinar cada uma até encontrar a nota ideal.

Outro desafio foi adaptar as músicas para o instrumento. Mesmo as composições mais famosas raramente possuem uma alternativa na Harmônica de Cristal. Foi preciso encontrar notas semelhantes e, o mais difícil, achar taças capazes de reproduzir estes tons.

Como se não fosse o suficiente, o desafio ganha uma camada adicional de dificuldade. Cada vez que o palco é montado, há a necessidade de afinar as taça novamente através do volume de água em cada uma.

É preciso muita determinação, mas o resultado certamente compensa.


A voz do Cristal: música que toca o coração


Você já ouviu falar de musicoterapia? Essa é uma técnica de terapia que vem se provando bastante efetiva no tratamento de doenças como o Alzheimer. Além disso, auxilia na prevenção de problemas cardíacos e integração de pessoas com dificuldade de comunicação social. O motivo pelo qual isso funciona é um tanto curioso: o corpo humano reage às vibrações da música.

Você lembra de outra coisa que também reage a vibrações?

Sim, o cristal!

Por este motivo, não estamos exagerando quando falamos que a Voz do Cristal pretende tocar o coração de cada um que passar pela Cristais de Gramado.

A música transforma em realidade sentimentos impossíveis de serem expressados de outras formas.

É a arte que conversa, que entende e nos abraça.

É mais um dos mistérios do cristal artístico sendo revelado ao mundo. Isso acontece através de uma experiência sensorial inesquecível, que você só encontra na Cristais de Gramado.

A Voz do Cristal é parte da Jornada do Conhecimento. As apresentações acontecem diariamente, a cada hora. O valor para acompanhar este espetáculo já está incluso no ingresso, que entrega outros benefícios como: acesso ao Corredor do Conhecimento; apresentação ao vivo na fábrica; produção ao vivo de miniaturas de crista; visitação à nossa exposição/Showroom.

Esperamos você para presenciar este espetáculo que reúne a arte aos encantos dos cristais.

Até a próxima!