Há 20 anos, uma família gaúcha iniciava a implantação de um empreendimento diferenciado na Serra Gaúcha. Era o começo da Cristais de Gramado, atração turística, como um Museu Vivo do Cristal, e referência nacional na produção do cristal artístico. 

 

Confira, neste post, algumas das novidades lançadas pela empresa para este ano:

 

20 anos de arte e transformação

 

O ano de 2022, segundo os proprietários da empresa, Irane Land, Telmo de Freitas Gomes, Gustavo Fuchs e Jerry Molinete, será de muitas novidades:

 

  • Novos projetos, como o programa de fidelidade Cristal Club;
  • Novas ações de valorização interna;
  • Novas atrações, como a Praça Veneziana, a Floresta de Cristal, o bar com drinks e lanches instagramáveis, e muito mais.

 

A empresa segue em constante transformação, mas mantendo a essência de sempre. “Temos um propósito muito claro, que é o de mantermos viva a arte milenar do cristal artístico”, relembrou Fuchs, durante evento interno realizado na manhã desta terça-feira (15/02). Na conversa com os colaboradores, reforçou a importância do novo posicionamento como Museu Vivo do Cristal: “Mantemos viva a história, o nosso dia a dia é vivo e pulsante, sempre produzindo novas obras de arte, em constante evolução e transformação”. 

 

As pessoas que vivenciam a jornada de conhecimentos proposta pela Cristais de Gramado, encontram experiências únicas como os mestres e artesãos criando peças a partir da técnica milenar do cristal artístico; a revelação da Gota de Ruppert; o miniaturista e a técnica ao vivo do flamework; e os músicos encantando a todos com o espetáculo A Voz do Cristal.

 

Em 2022, a empresa revelará ainda mais segredos e curiosidades relacionados à história do cristal. Os materiais contarão com uma nova logo, comemorativa aos 20 anos, assim como um slogan repaginado. “Até então, o nosso slogan era ‘Cristais de Gramado – onde cor e beleza tomam forma’. Neste novo momento, passaremos a assinar ‘Cristais de Gramado – 20 anos de arte e transformação’”, explicou Fuchs.

 

Cristal Club, um programa de fidelidade para clientes especiais

 

Mensalmente, ao longo deste ano, a Cristais de Gramado lançará novos projetos. O primeiro deles, apresentado à equipe durante o evento interno, foi o programa de fidelidade Cristal Club

 

É um programa de benefícios exclusivos para os nossos clientes. Todas as pessoas que adquiriram ingressos para visitar o nosso Museu Vivo do Cristal ou compraram peças no showroom, nos últimos 3 anos, automaticamente passam a fazer parte do Cristal Club”, explicou Jerry Molinete. 

 

Veja as vantagens do Cristal Club:

 

  • Free Pass: o membro Cristal Club e um convidado terão ACESSO GRATUITO e vitalício ao nosso Museu Vivo do Cristal; 
  • Entrada Vip: Guichê de atendimento exclusivo, junto à nossa bilheteria, e receberá a pulseira dourada; 
  • Vip Preview: recebe notícias e novidades em primeira mão sobre lançamentos e coleções exclusivas.

 

Será um programa em constante transformação, de tempos em tempos, inserindo novas vantagens”, disse Jerry, reforçando que o principal objetivo é de que as pessoas visitem mais e mais vezes o Museu Vivo do Cristal, sempre encontrando novas experiências e inovações.

 

Revelando histórias encantadoras

 

O evento interno desta terça-feira (15/02), também contou com a apresentação das histórias vencedoras do 3º ciclo do Projeto Encantare. Trata-se de projeto que estimula os colaboradores a compartilharem relatos marcantes vivenciados na empresa. 

Confira as histórias destacadas nesta edição:

Encantare Externo – Ação da colaboradora Daiane: “Meu projeto Encantare aconteceu no dia 18/01, iniciou-se no setor de Recepção, no qual eu estava auxiliando no atendimento. Foi, então, que chegou um casal de clientes (Sra. Elisabeth), já falando que não pagaria a entrada, pois queria comprar algumas joias. Aí comecei a explicar do que se tratava o Museu Vivo do Cristal.  Então seu esposo de imediato se interessou a assistir à apresentação. Mas ela, relutante, insistiu que queria apenas ir à loja, e eu, prontamente a encaminhei ao setor. Passaram as horas, até que minha colega pediu um caixa vip. Como eram muitas joias sugeri que fossemos ao caixa convencional. Foi aí que a Sra. Elisabeth chegou até mim, novamente dizendo que não queria confirmar as peças, pois seu esposo estava com muita pressa. Foi nesse momento que decidimos passar o cartão para que não perdêssemos aquela venda. Começaram as tentativas para concluir o processo e seu cartão não passava. Não por falta de limite e sim por segurança do cliente. A sra. Elisabeth, já sem paciência, disse que retornaria no outro dia para finalizar a venda, pois já era final do dia e seu esposo estava impaciente. No dia seguinte, por volta das 17 horas, a mesma retornou à loja para buscar suas compras já com uma opinião formada de que não levaria todas as peças que estavam separadas. Foi aí que levei Dona Elisabeth ao caixa vip, com a presença da vendedora que já se encontrava apreensiva com a possibilidade de haver desistências naquela venda, pois ela iria desistir de muitos itens! Foi nesse momento que comecei a conversar com ela, propondo o melhor negócio para que ficasse com todas as peças e, no meio das negociações, para minha surpresa, descobri que ela havia perdido sua mãe e que aquelas compras eram a maneira dela se conectar à mãe – o que para mim foi um choque, pois passei pelo mesmo há poucos meses. Entendia a Sra. Elisabeth perfeitamente, foi aí que nos aproximamos ainda mais. Nesse momento, ela que iria desistir de metade da venda aproximadamente, levou tudo e ainda comprou mais peças. O que pra mim foi gratificante, foi que além de ajudar minha colega numa venda, tive a oportunidade conhecer uma pessoa tão incrível quanto a Sra. Elisabeth, que com suas palavras de carinho abraçou meu coração”.

 

Encantare Interno – Ação da colaboradora Mara, relatada pelo colega Michel:Minha história de encantamento traz um acontecimento entre colegas, o qual, injustamente, poderia passar despercebido. Haja vista, atualmente, a importância da empatia na qualidade das relações, exponho um ato de humanidade e compaixão – entre tantos outros vislumbrados na equipe da Recepção. Pâmela, ao sair para o intervalo, percebeu que havia esquecido seu almoço em casa. Resolveu, então, descansar e apenas lanchar algo simples. Minutos depois, ao conversar por mensagens com a colega Elimara (também de intervalo), comentou que havia esquecido o seu almoço. Muito se fala da importância do altruísmo e pouco se explora as suas consequências no contexto social, bem como sua potência transformadora. Atitudes como essa, então, oferecem a clara sinalização das virtudes e da coesão de um grupo – neste caso, a equipe de trabalho. Ao oferecer seus recursos, sejam eles materiais ou subjetivos, em prol do outro (ou do coletivo), multiplicam-se as possibilidades de sucesso e assertividade. Por consequência, observa-se a transformação do meio: assertividade na comunicação (clareza, objetividade e empatia) e consciência social (justiça, igualdade e compaixão). Ter empatia e participar afetivamente da vida é o que cria laços comunitários, o que permite amizades entre pessoas diferentes, debates de ideias e discordâncias de escolhas. É, portanto, o que impede as intolerâncias e fortalece o senso de humanidade. Por fim, ao sintetizar a importância do posicionamento empático,

 retornamos ao desfecho desta encantadora história: Mara, sensibilizada, trouxe almoço para a colega. Manifestando, assim, as suas intenções mais puras e ensejando a manifestação do companheirismo presente nas suas relações em equipe. Como diria Carl Rogers, pai da psicologia humanista: “Ao contrário do que eu pensava anteriormente, empatia é mais um processo do que um estado, e este modo empático de estar com outra pessoa apresenta várias facetas: é penetrar no mundo perceptivo de outra pessoa e se sentir completamente em casa”.

 

 

Estimular o cuidado com o todo, sempre atentos à felicidade dos clientes internos e externos, está presente na essência da Cristais de Gramado. Ao longo deste ano, em comemoração às duas décadas de atuação, a empresa revelará ao mundo ainda mais novidades!