A data, celebrada nesta terça-feira (15/03), reforça a importância do consumidor.

Seja no processo de compra de um produto ou de um serviço, tudo o que o consumidor mais deseja é vivenciar uma experiência completa e encantadora. As marcas, no geral, têm concentrado grande parte dos seus esforços em aprimorar os processos e ampliar o índice de fidelização dos clientes. 

Neste Dia do Consumidor, 15 de março, preparamos um conteúdo especial sobre a data. Confira:

 

O perfil do consumidor atual

As novas tecnologias têm impactado diretamente na mudança constante do perfil de consumo. Agora, uma coisa não muda, embora o nível de exigência aumente, que é o desejo por vivenciar experiências completas e encantadoras. Ou seja, o consumidor quer adquirir produtos e serviços de qualidade, contando com um atendimento impecável e um pós-venda surpreendente. 

Quando foi criado o Dia do Consumidor, há 60 anos, o foco central era o de reconhecer os direitos dos consumidores. De lá pra cá, as relações de consumo mudaram muito. A tecnologia, como principal fator de desencadeamento desse processo, levou à evolução do que chamamos de consumidor 1.0 até chegarmos ao momento atual, que é conhecido por consumidor 5.0.

O consumidor 5.0 espera muito mais do que uma troca comercial com as marcas com as quais se relaciona. Deseja uma relação próxima, de maneira que esse relacionamento gere uma ótima customer experience. Para esse perfil de cliente, uma boa experiência é muito mais importante do que adquirir um bom produto.

 

A experiência como tendência de consumo

Estamos vivenciando a ‘Era da Experiência’. Hoje, o consumidor busca ‘ser’, ao invés do ‘ter’, e os seus hábitos de consumo giram em torno do seu estilo de vida. Especialistas apontam que grande parte das pessoas têm substituído a ambição da posse pelo desejo de usar e transformar algo a ser lembrado por muito tempo.

No Turismo, por exemplo, tudo o que os clientes mais querem é de fato vivenciarem experiências únicas e memoráveis. E está aí algo que a cidade de Gramado tem aprimorado constantemente. Como um dos principais destinos turísticos na América Latina, a cidade da Serra Gaúcha tem contado com a qualificação dos seus atrativos turísticos e com o encantamento proporcionado pela rede hoteleira e gastronômica.

 

O inédito na busca pelo encantamento do consumidor

Uma das principais atrações turísticas da Serra Gaúcha, a Cristais de Gramado é exemplo de inovação constante e busca incansável pelo incremento das experiências proporcionadas aos visitantes. Em 2022, completa 20 décadas de atuação e tem direcionado todos os seus esforços para manter viva a arte milenar do cristal artístico.

Muitas pessoas que já estiveram em Murano, na Itália, berço do cristal artístico, quando chegam a Gramado se surpreendem com o universo de arte e transformação proporcionado pelo Museu Vivo do Cristal. São visitantes que relatam se deparar com uma experiência muito diferente da italiana.

Assistir ao vivo a produção do cristal artístico, desvendando os mistérios em torno desta técnica milenar, é uma das etapas da visita. Mas a jornada de conhecimento passa, antes de tudo, pelo Espaço Cores e Curiosidades, onde é possível conhecer os detalhes sobre a história da Cristais de Gramado e a sua relação com peças como o Kikito de Cristal, o Vaso leiloado no Miss Universo, a instalação artística Mundo das Lentes, o segredos em torno da Adaga de Cristal e muito mais. Finalizada esta etapa, o visitante é direcionado à Sala do Conhecimento, em que é projetada a vídeo-aula com o escritor Eduardo Bueno – o Peninha.

 

O passeio segue pelo ateliê, onde os mestres e artesãos criam verdadeiras obras de arte. Nesta etapa, além de vivenciar muito de perto esta arte milenar, passa a conhecer segredos como o da Gota de Rupert. Outro diferencial exclusivo, nesta etapa da jornada, é a possibilidade do visitante ser o artesão por um dia e participar da produção da sua própria peça de cristal – uma experiência só possível na Cristais de Gramado.

O tour pelo Museu Vivo do Cristal também contempla a produção ao vivo de miniaturas, a partir da técnica flamework, e o ‘gran finale’ é a apresentação do ‘A Voz do Cristal’ – a união da arte visual e sensorial, onde dezenas de taças de cristal revelam notas musicais, que quando reunidas, como uma Harmônica de Cristal, compõem uma verdadeira sinfonia de sentimentos.

 

 

Um presente para o cliente Cristais de Gramado

Mensalmente, ao longo deste ano, a Cristais de Gramado lançará novos projetos. O primeiro deles, apresentado recentemente, foi o programa de fidelidade Cristal Club

É um programa de benefícios exclusivos para os nossos clientes. Todas as pessoas que adquiriram ingressos para visitar o nosso Museu Vivo do Cristal ou compraram peças no showroom, nos últimos 3 anos, automaticamente passam a fazer parte do Cristal Club”, explicou Jerry Molinete.  

Veja as vantagens do Cristal Club: 

  • Free Pass: o membro Cristal Club e um convidado terão ACESSO GRATUITO e vitalício ao nosso Museu Vivo do Cristal; 
  • Entrada Vip: Guichê de atendimento exclusivo, junto à nossa bilheteria, e receberá a pulseira dourada; 
  • Vip Preview: recebe notícias e novidades em primeira mão sobre lançamentos e coleções exclusivas. 

Será um programa em constante transformação, de tempos em tempos, inserindo novas vantagens”, disse Jerry, reforçando que o principal objetivo é de que as pessoas visitem mais e mais vezes o Museu Vivo do Cristal, sempre encontrando novas experiências e inovações.

 

> E você, quando voltará a nos visitar? O nosso Museu Vivo do Cristal está com muitas novidades!