O mais tradicional evento voltado à sétima arte na América Latina acontece entre os dias 12 e 20 de agosto, na Serra Gaúcha. O 50º Festival de Cinema de Gramado, após dois anos marcados por edições remotas, volta a contar com a presença do público no Palácio dos Festivais. 

 

Contando com apoiadores como a Cristais de Gramado, o Festival de Cinema 2022 terá ingressos gratuitos. Saiba tudo sobre o evento, neste post especial:

 

Acesso facilitado às exibições do Festival de Cinema

 

O maior festival de cinema ininterrupto no Brasil, reúne ampla programação em torno da sétima arte. Com o Festival de Cinema de Gramado, a Serra Gaúcha se tornou palco de debates e importantes encontros entre artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores de cinema, imprensa e público em geral.

 

Nesta 50ª edição, o Festival contará com ingresso solidário. As entradas para acompanhar os filmes, homenagens e entrega de prêmios, no Palácio dos Festivais, serão por meio de doações de alimentos.

 

A troca de ingressos ficará concentrada na secretaria do 50º Festival de Cinema de Gramado, na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328), e terá a seguinte sistemática: é necessário doar 2kg de alimentos não perecíveis para cada ingresso (preferencialmente leite, café ou óleo de cozinha), no período de 12 a 19 de agosto, e 4kg para a noite da entrega dos Kikitos, dia 20 de agosto. Cada CPF pode retirar, no máximo, dois ingressos por dia, mediante doação correspondente.

 

Confira a programação completa e já se programe para prestigiar o tradicional evento: Agenda Festival.

 

Cinco décadas de fomento à sétima arte

 

Há 50 anos, o Festival de Cinema de Gramado faz os holofotes se voltarem para a Serra Gaúcha. Ao longo de sua trajetória, o evento acompanhou todas as fases do cinema nacional, tornando-se pioneiro e referência na realização de festivais do gênero em território nacional. 

 

Em constante reinvenção e transformação, começou como uma mostra realizada nos verões da Festa das Hortênsias, em Gramado, evoluindo para o seu formato atual, idealizado por Horst Volk e Romeu Dutra, em janeiro de 1973. 

 

Além da celebração da produção brasileira e gaúcha, o evento ainda inclui em sua programação uma mostra competitiva de filmes ibero-americanos desde 1992. Já os troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado prestam homenagem a atores, cineastas e personalidades ligadas ao cinema.

 

Quando estiver por Gramado, visite o Museu do Festival de Cinema e conheça todos os detalhes sobre esta incrível história: Museu do Festival.

A arte em torno do Kikito

 

O Kikito, deus do bom humor, esculpido em bronze e entregue aos vencedores, é seu maior símbolo do Festival de Cinema, acompanhado do disputado Tapete Vermelho. Desde a primeira edição do evento, mais de mil Kikitos foram distribuídos entre profissionais do cinema que venceram o Festival em diferentes categorias. 

 

Em 2007, com o objetivo de homenagear expoentes do cinema latino-americano, foi criado o Kikito de Cristal. Nomes como Eduardo Coutinho, Julio Garcia Espinosa, Ruy Guerra, Manuel Martinez Carril, Juan José Campanella, Othon Bastos, Jean Pierre Noher, Fernando Pino Solanas, Cecilia Roth, Soledad Villamil, Natalia Oreiro, Leonardo Sbaraglia e César Troncoso foram reconhecidos com o troféu.

 

Nesta 50ª edição do Festival, a atriz chilena Paulina García receberá o Kikito de Cristal e terá a oportunidade de participar da produção do troféu que será entregue ao seu sucesso em 2023. Esta é a principal particularidade do Kikito de Cristal: trata-se do único troféu em festivais de cinema no mundo, em que o homenageado participa da produção da estatueta

 

No mesmo espaço em que são criadas verdadeiras obras de arte, a união da matéria e do fogo dá origem a peças emblemáticas como o Kikito de Cristal. Desde 2012, a Cristais de Gramado produz artesanalmente o Kikito de Cristal e, a partir de 2013, os homenageados passaram a participar deste processo que envolve uma arte milenar. Nesta 50ª edição do Festival de Cinema, Paulina García estará na Cristais de Gramado, na tarde do dia 18 de agosto, para dar início à produção do troféu para o homenageado de 2023. 

 

 

Quando estiver pela Serra Gaúcha, visite o Museu Vivo do Cristal e confira de perto o processo de produção de peças em cristal artístico. Faça uma imersão pelo universo dessa técnica milenar e vivencie experiências únicas, assim desvendando todos os mistérios em torno dessa arte.

O nosso Museu Vivo do Cristal abre diariamente, das 8h30 às 17h30 (última visita guiada às 17h), e os ingressos podem ser obtidos antecipadamente: site