Uma das épocas mais encantadoras na Serra Gaúcha, contemplada pelo charme do Outono, é o período dos festejos pascoais. A Páscoa em Gramado 2022 acontece de 25 de março a 17 de abril, com as principais ruas decoradas e uma programação repleta de atividades lúdicas e religiosas. Confira:

Atrações da Páscoa em Gramado

 

A Capital Nacional do Chocolate Artesanal é um dos principais destinos turísticos na América Latina, especialmente nesta época do ano. Com programação diária, no período de 25 de março a 17 de abril, a Páscoa em Gramado promete encantar moradores e visitantes. 

Na Praça das Etnias, mesmo local em que está presente o Anjo de Cristal produzido artesanalmente pela Cristais de Gramado, será instalada a Vila de Páscoa, com a Casa do Pascoalino, exposição de artesanatos e apresentações artísticas. Já na Rua Coberta, haverá o Espaço Kids e o palco de shows. Nos finais de semana, na Av. Borges de Medeiros, o público poderá conferir a Parada de Páscoa. O evento ainda contará com Corrida e Caminhada do Coelho, no dia 16 de abril. 

Veja a programação completa das atividades lúdicas, culturais e esportivas: PROGRAMAÇÃO LÚDICA.

A religiosidade também estará muito presente na Páscoa em Gramado, com intensa agenda. A tradicional Procissão dos Passos está programada para a noite do dia 15 de abril. Confira a programação religiosa completa e participe: PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Outra atração do evento é o Concurso Brilha Gramado, em que o comércio em geral é desafiado a criar decorações criativas e temáticas. A melhor decoração será premiada, no dia 8 de abril, com o Troféu Ovo de Cristal, produzido artesanalmente pelos mestres da Cristais de Gramado.

Páscoa no Museu Vivo do Cristal

 

Aproveite o passeio por Gramado e inclua no seu roteiro uma visita ao nosso Museu Vivo do Cristal. Agora, além de assistir ao vivo a produção do cristal artístico, você vivenciará uma verdadeira imersão pelos segredos e curiosidades em torno da história desta arte milenar.

A jornada de conhecimento, agora, inicia pelo Espaço Cores e Curiosidades, onde é possível conhecer os detalhes sobre a história da Cristais de Gramado e a sua relação com peças como o Kikito de Cristal, o Vaso leiloado no Miss Universo, a instalação artística Mundo das Lentes, o segredo em torno da Adaga de Cristal e muito mais. Finalizada esta etapa, o visitante é direcionado à Sala do Conhecimento, em que é projetada a vídeo-aula com o escritor Eduardo Bueno – o Peninha.

O passeio segue pelo ateliê, onde os mestres e artesãos criam verdadeiras obras de arte. Nesta etapa, além de vivenciar muito de perto esta arte milenar, o público passa a conhecer segredos como o da Gota de Rupert. Outro diferencial exclusivo, nesta etapa da jornada, é a possibilidade do visitante ser o artesão por um dia e participar da produção da sua própria peça de cristal – uma experiência só possível na Cristais de Gramado.

O tour pelo Museu Vivo do Cristal também contempla a produção ao vivo de miniaturas, a partir da técnica flamework, e o ‘gran finale’ é a apresentação do ‘A Voz do Cristal’ – a união da arte visual e sensorial, onde dezenas de taças de cristal revelam notas musicais, que quando reunidas, como uma Harmônica de Cristal, compõem uma verdadeira sinfonia de sentimentos.

Nossa família tem o propósito de manter viva esta arte milenar”, afirmam os diretores Telmo de Gomes Freitas, Irane Land, Gustavo Fuchs e Jerry Molinete, enfatizando que seguem investindo nas experiências proporcionadas aos visitantes. Em breve, serão apresentadas novidades como a Praça Veneziana, da Floresta de Cristal e do bar com drinks e lanches instagramáveis.

Existem segredos que o mundo merece descobrir e, desde 2002, a Cristais de Gramado tem revelado aos visitantes as histórias e curiosidades em torno da técnica milenar do cristal artístico. Como um Museu Vivo do Cristal, em 2 mil m² cobertos, proporciona experiências únicas em torno deste universo de arte e transformação.

Aproveite e garanta o seu ingresso antecipado: PASSAPORTE MUSEU VIVO.