Está programando vivenciar o melhor do inverno em Gramado? Veja as dicas imperdíveis para você aproveitar ao máximo a estada pela cidade!

Um dos principais destinos turísticos no Brasil, especialmente nas férias de inverno, Gramado recebe milhões de visitantes de várias partes do mundo. Com atrações para todos os públicos, a cidade da Serra Gaúcha é reconhecida por suas belezas naturais, ampla rede hoteleira, farta gastronomia, além dos seus museus e parques.

São muitos os atrativos, assim ampliando o leque de opções no momento da formatação do roteiro de férias. Por isso, selecionamos três dicas de passeios que não podem faltar na sua visita a Gramado:

 

1- Gramado + Frio + Fondue = combinação perfeita 

 

Aos apreciadores da boa gastronomia, Gramado é o destino perfeito. Do pitoresco café colonial, passando pelas galeterias, churrascarias, pizzarias, entre tantos outros, o fondue é um dos queridinhos no inverno da Serra Gaúcha.

Preparada em três etapas, a sequência de fondue contempla: o fondue de queijo, o de carnes (com variados cortes servidos na pedra) e, por último, o fondue de chocolate (varia de restaurante, mas em alguns é chocolate ao leite, em outros também contempla o chocolate branco e o trufado).

A cidade, embora tenha sido colonizada por italianos, alemães e portugueses, tem na iguaria suíça um dos ‘carros-chefes’ gastronômicos. São diversos os restaurantes que oferecem a sequência de fondue. Portanto,fica a dica: pesquise bem, reserve uma mesa e curta o jantar com um bom vinho.

 

2- O charme natural do inverno gramadense

 

Caminhar pelas ruas, passear por praças e parques naturais, desbravar o interior da cidade e contemplar toda a sua beleza. No inverno, a paisagem ganha um charme especial. São as árvores cerejeiras floridas, a neblina que por vezes toma conta encobrindo tudo, uma possível chuva congelada e, até mesmo, a mágica neve.

Parada obrigatória em Gramado, indiferente da época do ano, é o Lago Negro. Um dos principais cartões postais da cidade, fica em uma área de 89.336m² e conta com um lago de 17.470m².

Seja uma caminhada pela manhã ou um delicioso piquenique à tarde, a visita ao Lago Negro é recomendada a qualquer hora do dia. Além do tradicional passeio de pedalinho, o parque proporciona a estrutura perfeita para contemplar a natureza.

 

3- Gramado e suas experiências únicas e marcantes

 

Dezenas de parques temáticos, museus e muito mais. Gramado é daqueles destinos turísticos que agradam desde crianças a idosos, com os mais variados atrativos. As opções são tantas, que muitas vezes o turista se vê em dúvida sobre a melhor experiência para agradar todos os integrantes do grupo familiar ou de amigos que visitará a cidade em conjunto. 

Se o grupo é formado por curiosos, apreciadores de história e arte, ávidos por vivenciar uma experiência única e marcante, a dica imperdível é visitar o Museu Vivo do Cristal. Tanto crianças quanto adultos, todos ficam fascinados pelo manuseio do cristal artístico e por assistirem ao vivo a matéria-prima sendo transformada em uma obra de arte.

Há 20 anos, a Cristais de Gramado mantém viva a arte milenar do Cristal Murano. Além de ser uma das poucas fábricas de cristal artístico no mundo que abre as suas portas aos visitantes, tem se especializado em criar experiências memoráveis. É no ateliê, junto aos seus fornos de 1480º, que esta arte milenar se renova diariamente.

Assistir ao vivo a produção do cristal artístico, desvendando os mistérios em torno desta técnica milenar, é uma das etapas da visita ao Museu Vivo do Cristal. Mas a jornada de conhecimento passa, antes de tudo, pelo Espaço Cores e Curiosidades, onde é possível conhecer os detalhes sobre a história da Cristais de Gramado e a sua relação com peças como o Kikito de Cristal, o Vaso leiloado no Miss Universo, a instalação artística Mundo das Lentes, os segredos em torno da Adaga de Cristal e muito mais. 

O passeio segue pelo ateliê, onde os mestres e artesãos criam verdadeiras obras de arte. Nesta etapa, além de vivenciar muito de perto esta arte milenar, passa a conhecer segredos como o da Gota de Rupert. Outro diferencial exclusivo, nesta etapa da jornada, é a possibilidade do visitante ser o artesão por um dia e participar da produção da sua própria peça de cristal – uma experiência só possível na Cristais de Gramado. O tour pelo Museu Vivo do Cristal também contempla a produção ao vivo de miniaturas, a partir da técnica flamework, e o ‘gran finale’ é a apresentação do ‘A Voz do Cristal’, em que as taças formam uma Harmônica de Cristal.

A Cristais de Gramado também conta com showroom com mais de 4 mil peças de decoração e utilitários, além da joalheria com 20 mil brincos, colares, pulseiras, anéis e muito mais..Localizada na RS 115, nº 36161, Várzea Grande, a poucos metros do Pórtico de entrada em Gramado, a Cristais de Gramado abre diariamente, sempre das 8h30 às 17h30 – atrações encerram às 17h. O ingresso antecipado pode ser obtido no site https://ingressos.cristaisdegramado.com.br/

 

Então, preparada para fazer as malas e vir curtir o inverno na Serra Gaúcha?! 

Lembre de reservar pelo menos 1h30 para vivenciar as experiências proporcionadas pelo Museu Vivo do Cristal!

Te esperamos por aqui, no nosso universo de arte em transformação!