Inspirada no berço do cristal artístico, a nova atração é o mais recente investimento realizado pela Cristais de Gramado.

 

A família que trouxe o Cristal Murano para a cidade de Gramado, há mais de 20 anos aproxima visitantes desta arte milenar. Depois de inaugurar o Museu Vivo do Cristal, em 2021, segue investindo em novas atrações e no incremento da estrutura física. Desde a última semana, por exemplo, os visitantes têm tido a oportunidade de conhecer um novo espaço temático: é a Praça Veneziana.

 

Veneza é a inspiração do Museu Vivo do Cristal

Inspirada no berço do cristal artístico, a Praça Veneziana apresenta elementos como a réplica da Torre do Relógio na Piazza San Marco. É neste espaço que ocorrem as apresentações de um espetáculo inédito no Brasil: A Voz do Cristal, que é a união da arte visual e sensorial, onde dezenas de taças de cristal revelam notas musicais, que quando reunidas, como uma Harmônica de Cristal, compõem uma verdadeira sinfonia de sentimentos.

Em Veneza, a Praça de São Marcos concentra os edifícios mais significativos da cidade italiana. Com 180 metros de comprimento e 70 metros de largura, foi definida por Napoleão Bonaparte como o ‘salão mais bonito da Europa’. 

 

A Voz do Cristal e o som dos anjos

A Cristais de Gramado procurou recriar este símbolo cultural da Itália, que é a Piazza San Marco, fazendo da Praça Veneziana um espaço totalmente tematizado. No palco, junto à réplica da Torre do Relógio, diariamente ocorrem apresentações do espetáculo “A Voz do Cristal”. 

Em conjunto com os músicos Júlio César Wagner e Heitor Knorst, a Cristais de Gramado criou uma atração inédita no País, que une a arte visual e sensorial. São 27 taças de taças de cristal, em diferentes modelos e tamanhos, coladas em uma base. Trata-se de um instrumento composto por cristal e água, pois o volume de líquido contribui para a afinação e que se extraia a nota musical ideal.

As apresentações de “A Voz do Cristal”, na Praça Veneziana do Museu Vivo do Cristal, acontecem de segunda a domingo, entre 10h e 17h – a cada hora. 

 

 

Museu Vivo do Cristal em constante transformação

As mudanças na Cristais de Gramado iniciaram em 2020, mesmo com as adversidades da Pandemia, e serão concluídas ainda em 2022. Primeiramente, transformou parte da sua estrutura física de 2 mil m², priorizando a jornada de conhecimentos propostas ao visitante. Nesse sentido, a empresa segue lançando experiências inusitadas e revelando ao mundo as curiosidades e segredos em torno da história do cristal artístico.

Os investimentos já feitos pela Cristais de Gramado, além da Praça Veneziana, incluem um ateliê remodelado com fornos de até 1.500 graus, onde são produzidas as peças em exposição e os turistas têm a possibilidade de fazer a sua própria peça. Os visitantes também têm tido a oportunidade de assistir um cinema do conhecimento, onde o historiador Peninha estrela e dirige o filme principal. O encerramento do tour pelo Museu Vivo do Cristal ocorre com a apresentação do espetáculo “A Voz do Cristal”.

 

Vem mais novidades por aí

O visitante busca por experiências. Hoje, não basta que as atrações tenham apresentações de 5 ou 10 minutos, e uma loja abarrotada de produtos, é preciso ter entrega e estamos investindo pesado nessa entrega. O Museu Vivo do Cristal é um ambiente onde você pode visitar o futuro e o passado do cristal artístico. É vivo, pois replicamos um ateliê que está em pleno funcionamento, criando verdadeiras obras de arte, onde podemos assistir de pertinho a mesma técnica de fabricação utilizada há mais de 1.200 anos“, explicam os diretores Telmo de Gomes Freitas, Irane Land, Gustavo Fuchs e Jerry Molinete, enfatizando que a família segue o propósito de manter viva a arte milenar do cristal artístico.

Dentro dos investimentos previstos, está programada a chegada de um novo e moderno equipamento de Laser 3D. Trata-se de uma tecnologia inédita no Brasil, adotada pioneiramente pela Cristais de Gramado, em que é possível gravar fotos em 3D em cubos e placas de cristal. Ainda neste ano, a empresa implantará outras novidades, que em breve serão apresentadas.

 

Cristais de Gramado – 20 anos de arte e transformação 

Assistir ao vivo a produção do cristal artístico, desvendando os mistérios em torno desta técnica milenar, é uma das etapas da visita ao Museu Vivo do Cristal. Mas a jornada de conhecimento passa, antes de tudo, pelo Espaço Cores e Curiosidades, onde é possível conhecer os detalhes sobre a história da Cristais de Gramado e a sua relação com peças como o Kikito de Cristal, o Vaso leiloado no Miss Universo, a instalação artística Mundo das Lentes, os segredos em torno da Adaga de Cristal e muito mais. Finalizada esta etapa, o visitante é direcionado à Sala do Conhecimento, em que é projetada a vídeo-aula com o escritor Eduardo Bueno – o Peninha.

O passeio segue pelo ateliê, onde os mestres e artesãos criam verdadeiras obras de arte. Nesta etapa, além de vivenciar muito de perto esta arte milenar, passa a conhecer segredos como o da Gota de Rupert. Outro diferencial exclusivo, nesta etapa da jornada, é a possibilidade do visitante ser o artesão por um dia e participar da produção da sua própria peça de cristal – uma experiência só possível na Cristais de Gramado. O tour pelo Museu Vivo do Cristal também contempla a produção ao vivo de miniaturas, a partir da técnica flamework, e o ‘gran finale’ é a apresentação do ‘A Voz do Cristal’.

A Cristais de Gramado também conta com showroom com mais de 10 mil peças de decoração e utilitários, além da maior joalheria contemporânea da América Latina, com 24 mil semijoias.Localizada na RS 115, nº 36161, Várzea Grande, a poucos metros do Pórtico de entrada em Gramado, a Cristais de Gramado abre diariamente, sempre das 8h30 às 17h30. 

Os ingressos podem ser obtidos antecipadamente no site https://ingressos.cristaisdegramado.com.br/. Moradores de Gramado e Canela têm entrada franca, mediante apresentação do comprovante de residência.

Queremos muito ver todos, por aqui, neste nosso universo de arte e transformação!